Quem somos

Investigadora principal e Coordenadora do Projeto Lusobrasilidades, historiadora P.H.D em Ciência da informação. Investigadora Integrada ao CITCEM, Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e memória ”- Faculdade de Letras da Universidade do Porto com Pós doutorado no Departamento de Ciências e Técnicas do Patrimônio dentro do tema” Museus, Educação e tecnologias digitais ” Lider do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, Educação e Tecnologia Digital – GPCTD / UFOP / CNPQ e Membro do Grupo de Estudos, Pesquisa e Ações de Extensão em Performances Culturais, Memória Social e Museologia – GEPEMM / UFG / CNPQ. Editora da MESCLA Revista Eletrônica indexada no portal de Periódicos da UFOP / MG.

Contato : cloavellar@gmail.com 

Museóloga, com mestrado e doutorado em Memória Social (UNIRIO) e pós doutorado em Artes (UERJ). Professora associada da Universidade Federal de Goiás, onde atua como Docente do Programa de Pós Graduação em Performances Culturais e Vice-coordenadora do Bacharelado em Museologia, na Faculdade de Ciências Sociais.

Contato : vania_de_oliveira@ufg.br

É graduada em Comunicação Social, mestre em Artes e doutora em Geografia. Investiga os meios para a preservação de bens culturais, os processos fotográficos analógicos e sua conservação, as paisagens culturais e suas relações com os sujeitos e suas subjetividades. Líder do grupo de Pesquisa do CNPQ Preservação e seus Meios e orientadora das linhas de pesquisa: Cultura Popular e Paisagem: interfaces patrimoniais e Gestão de Preservação e identidade territorial: práticas polifônicas. Professora do Departamento de Museologia, desde 2010 e, atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto.

Contato : gabi@ufop.edu.br

 Bacharel e Licenciada em História pela PUC-SP e Mestre em História Contemporânea pela Universidade do Porto ( FLUP). Investigadora integrada ao CITCEM, Centro de Investigação – Cultura, Espaço e Memória, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Trabalha com ênfase na história contemporânea, história das migrações, história do direito brasileiro, políticas migratórias e história do Brasil e Portugal.

Contato: luiza.paivapp@gmail.com

Bacharel em Museologia pela UFG. Trabalha com colonialidade, descolonialidade, estudos culturais e representatividade em museu com ênfase em masculinidade, homosexualidade e performance masculina.

Contato: alencarleonardotavares@gmail.com

Rosana de Figueiredo Angelo é graduada e mestre em História pela UFMG. Foi diretora dos Arquivos Permanentes do Arquivo Público Mineiro. Leciona em cursos de graduação a mais de 20 anos, atuou também como docente da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; coordenou o Laboratório de História e Linguagens e o Projeto de Extensão Educação para as Relações Étnico-Raciais: Cultura e Diversidade no Centro Universitário de Sete Lagoas/MG. Atualmente é professora de disciplinas sobre a História da Arte Moderna, Contemporânea e do Brasil na Escola Guignard da Universidade de Estado de Minas Gerais e participa do Grupo de Pesquisa Patrimônio Cultural, Educação e Tecnologia Digital – UFOP/CNPq.

Contato: rosanafangelo@gmail.com

Estudante de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto e também cursa Expografia, é integrante do grupo de Preservação e seus Meios do Cnpq, participando do projeto de iniciação científica “Luso Brasilidade: intercâmbios culturais e herança portuguesa no Brasil independente”, no qual investiga a relação das festas culturais e populares da região de Ouro Preto. Possui interesse nas áreas das Artes e Design, Arquitetura, Comunicação Social e Patrimônio Sustentável, bem como outras áreas que se entrelaçam diante da memória e da história.

Contato: lila.silva@aluno.ufop.edu.br

Aluno de Graduação do curso de Bacharelado em Museologia na UFG. Vinculado ao PIP-UFG ( Programa de Iniciação à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás como pesquisador voluntario, participando do projeto MUSEOLOGIA E MEMÓRIA SOCIAL EM PERFORMANCES CULTURAIS. Membro do GEPEMM – Grupo de Estudos, Pesquisa e Ações de Extensão em Performances Culturais, Memória Social e Museologia. Atua principalmente nos temas: gestão de projetos, museus e tecnologia, expografia e design de exposições; Áreas de interesse : comunicação patrimonial, interação em museus a partir de dispositivos móveis e outras mediações, arte e tecnologia e ciência da informação.

Contato: jaberfilho@discente.ufg.br

Arquiteto e Urbanista formado em 2019 na Universidade Regional de Blumenau – FURB. Atualmente é mestrando em História e Património na Faculdade de Letras da Universidade do porto – FLUP e tem como foco de trabalho a arquitetura ligada às práticas populares, sua patrimonialização e processos culturais identitários.

Contato: leandro.silva.11@hotmail.com

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e Mestranda em História e Patrimônio – Ramo Mediação Cultural pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Historiadora do MRCO/Ibram com interesses nas áreas da História, Memória, Patrimônio Cultural e Museologia.

Contato: ana.caseiro@museus.gov.br