O Projeto
Criação de uma plataforma digital (aplicativo gameficado) e publicação de um livro (papel e e-book), ambos embasados por ampla pesquisa sobre as referências portuguesas presentes no patrimônio cultural brasileiro. Este projeto conta com o apoio científico da Universidade Federal de Ouro Preto, da Universidade Federal de Goiás e do CITCEM da Universidade do Porto, por meio de uma proposta de cooperação acadêmica visando a produção de conhecimento científico sobre o tema.
Objetivos
O projeto tem como objetivo principal produzir e difundir conhecimento sobre a herança cultural portuguesa presente no patrimônio cultural brasileiro e a sua transformação durante o processo de construção da identidade cultural dos brasileiros.
- Analisar e refletir sobre os permanentes processos de intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal, privilegiando a difusão dos conhecimentos produzidos sobre o tema.
- Levantar dados sobre as referências culturais portuguesas presentes nos modos de vida dos brasileiros, da arquitetura às festas populares.
- Registrar o histórico, a apropriação, o intercâmbio e o processo de transformação da herança cultural portuguesa presente nas práticas culturais tradicionais brasileiras.
- Contribuir para o reconhecimento e a valorização do património cultural brasileiro.
- Produzir duas importantes ferramentas voltadas para comunicação do Patrimônio Cultural e de apoio à educação patrimonial, visando a sua conservação e salvaguarda, ancoradas em dois suportes: papel (livro impresso) e meio digital (e-book e aplicativo)
Justificativa
Referências da cultura portuguesa, modificadas pelo tempo por meio dos intercâmbios culturais entre os que já aqui viviam e aqueles que chegaram para viver, são parte de uma tradição cultural tipicamente brasileira, construída durante o processo de formação da sociedade.
Antes do Brasil ser proclamado independente pelo príncipe regente, às margens do rio Ipiranga, 300 anos de ocupação e domínio português estabeleceram uma relação antropofágica de trocas e assimilações que foram naturalmente solidificadas durante o processo de construção social. E foi a partir de um grande caldeirão de influências apropriadas que a cultura brasileira foi consolidada e atualmente constitui-se em um campo fértil para a compreensão de nós mesmos.
Em 2022 comemoraremos 200 anos de independência. Um bom momento para apresentar as semelhanças, as diferenças e as incorporações culturais no âmbito dos bens culturais criados ou recriados com base nos modos de vida mesclados pelos diferentes grupos formadores da população, negros, indígenas e europeus, sobretudo portugueses.
Importa-nos analisar como se transformaram as principais referências culturais trazidas pelos portugueses e que atualmente são percebidas como tradições culturais brasileiras, nomeadamente as festas juninas, o carnaval, as festas católicas, o modo de construir, a culinária e o artesanato, entre outros.
Foram muitas as apropriações e muitos os intercâmbios. Transformações culturais merecedoras de um olhar mais atento e que apesar de não se esgotar em si mesmo, pode fornecer-nos um substancioso retrato do legado cultural português presente nos modos de vida dos brasileiros, contribuindo para valorização de nossa identidade cultural.
Desenvolvimento
O projeto está dividido em etapas sequenciais realizadas num período de 24 meses e englobando as seguintes atividades:
- Pesquisa: Levantamento de dados nos dois países com foco nos trabalhos mais recentes publicados sobre os temas escolhidos de cordo com o interesse de pesquisa dos investigadores envolvidos
- Análise dos dados recolhidos, à luz da teoria, de modo a gerar conteúdo (textos, imagens e sons) para instrumentalizar a criação dos produtos exposição virtual, livro, aplicativo.
- Concomitantemente com a realização das investigações serão também realizados dois eventos on-line de modo a ampliar o debate sobre o tema.
Siga-nos nas Redes Sociais
Entre em contato pelas nossas redes sociais ou envie um e-email para : plusobrasilidades@gmail.com