O Projeto

Criação de uma plataforma digital (aplicativo gameficado) e publicação de um livro (papel e e-book), ambos embasados por ampla pesquisa sobre as referências portuguesas presentes no patrimônio cultural brasileiro. Este projeto conta com o apoio científico da Universidade Federal de Ouro Preto, da Universidade Federal de Goiás e do CITCEM da Universidade do Porto,  por meio de uma proposta de cooperação acadêmica visando a produção de conhecimento científico sobre o tema.

Objetivos

O projeto tem como objetivo principal produzir e difundir conhecimento sobre a herança cultural portuguesa presente no patrimônio cultural brasileiro e a sua transformação durante o processo de construção da identidade cultural dos brasileiros.

Justificativa

Referências da cultura portuguesa, modificadas pelo tempo por meio dos intercâmbios culturais entre os que já aqui viviam e aqueles que chegaram para viver, são parte de uma tradição cultural tipicamente brasileira, construída durante o processo de formação da sociedade.

Antes do Brasil ser proclamado independente pelo príncipe regente, às margens do rio Ipiranga, 300 anos de ocupação e domínio português estabeleceram uma relação antropofágica de trocas e assimilações que foram naturalmente solidificadas durante o processo de construção social. E foi a partir de um grande caldeirão de influências apropriadas que a cultura brasileira foi consolidada e atualmente constitui-se em um campo fértil para a compreensão de nós mesmos.

Em 2022 comemoraremos 200 anos de independência. Um bom momento para apresentar as semelhanças, as diferenças e as incorporações culturais no âmbito dos bens culturais criados ou recriados com base nos modos de vida mesclados pelos diferentes grupos formadores da população, negros, indígenas e europeus, sobretudo portugueses.

Importa-nos analisar como se transformaram as principais referências culturais trazidas pelos portugueses e que atualmente são percebidas como tradições culturais brasileiras, nomeadamente as festas juninas, o carnaval, as festas católicas, o modo de construir, a culinária e o artesanato, entre outros.

Foram muitas as apropriações e muitos os intercâmbios. Transformações culturais merecedoras de um olhar mais atento e que apesar de não se esgotar em si mesmo, pode fornecer-nos um substancioso retrato do legado cultural português presente nos modos de vida dos brasileiros, contribuindo para valorização de nossa identidade cultural.

Desenvolvimento

O projeto está dividido em etapas sequenciais realizadas num período de 24 meses e englobando as seguintes atividades:

Siga-nos nas Redes Sociais

Entre em contato pelas nossas redes sociais ou envie um e-email para : plusobrasilidades@gmail.com